segunda-feira, 14 de março de 2011

Notícia no site Anime Blade - Terremoto: Veja as consequências que traz para o anime

Para os fãs de anime hoje saiu uma notícia tensa no site Anime Blade, por decorrência do terremoto e o tsunami alguns animes poderão ter partes cortadas ou ser canceladas devido a fatores ligados a tragédia que atingiu o Japão...para entender melhor leiam abaixo:

"Atraso na tramissão dos animes
Para deixar a população japonesa bem informada, praticamente todas as emissoras se uniram no dia da tragédia fazendo uma cobertura exclusiva do terremoto durante 24 horas sem pausa e nem horário comercial. Algumas emissoras já estarão voltando à sua programação original nos próximos dias, mas muitos ainda vão estar noticiando a tragédia eté que a coisa se normalize no Japão.
Com isso, muitas emissoras deixarão o anime e qualquer outro programa em segundo plano. Além disso, como está complicado para ir paro o trabalho e está faltando energia, pode ser que alguns animes não fiquem pronto a tempo.
Também não deve ser esquecido que poderá ter adiamento na data dos novos animes que estarão estreando em abril. Alguns deles pode até ter o número de episódio reduzido para seguir o roteiro programado.
Censura e até cancelamento dependendo do tema da obra
Qualquer obra de ficção que mostre terremoto, tsunami, radiação ou algo relacionado vai ser agora tabu e deverá ser evitado até que a lembrança do maior desastre natural japonês seja superada e esquecida pela população. Isso vale também para poderes especiais do tipo que causa terremoto como o personagem Shirohige de One Piece (sorte que essa parte já terminou...).
A obra que já existe pode até continuar ainda, mas será difícil criar coisa nova que tenha um desses assuntos. Como exemplo, Coppelion é um manga de ficção ambientado na cidade de Tóquio que se contaminou por radiação após um acidente de usina nuclear. É uma situação parecida com a que o Japão corre o risco no momento. Isso fez o autor do manga, Inoue Tomonori, se preocupar com a publicação futura do seu trabalho. Por sorte, ele disse depois no twitter que a editora Kodansha o informou que a publicação não será cancelada. Já sobre o anime de Coppelion, previsto para outubro, preferiu não comentar como vai ficar.
Outro caso foi o episódio 10 de Oniichan no Koto Nanka Zenzen Sukijanaindakarane!. O episódio 10 tinha por coincidência uma cena o­nde os personagens eram engolidos por tsunami comicamente. Ele foi milagrosamente transmitido pela emissora local dias depois do desastre, mas só deu porque provavelmente a emissora estava tão ocupada que não teve tempo de fazer a checagem. As outras emissoras resolveram suspender a transmissão desse episódio e talvez deverá passar somente quando tiver a versão com a cena substituída.
Update- Segundo o jornal Asahi, o filme Pretty Cure All Stars DX 3 que estréia dia 19 também tinha uma cena de tsunami e essa cena vai ser cortada do cinema.
- O anime Tokyo Magnitude 8.0 que era reprisado na Animax do Japão foi retirado do ar e não há previsão de volta."